Algumas situações merecem atenção especial e são de competência exclusiva da Proteção Social Especial, como por exemplo: necessidade de afastamento da convivência familiar; situações de abandono; violência sexual, física e psicológica; cumprimento de medidas socioeducativas, além de outras. A mesma é organizada em Média Complexidade e Alta Complexidade.
Proteção Social Especial de Média Complexidade
É ofertada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) sendo portanto, uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.
Proteção Social Especial de Alta Complexidade
É composto do Serviço de Acolhimento Institucional, sendo eles:
- Serviço de Acolhimento Lar dos Girassóis: Acolhem crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade momentânea de cuidado e proteção por sua família.
- Casa de Passagem Resgate: Oferta o Serviço de Acolhimento Institucional através de acolhimento imediato e provisório à população em situação de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social temporária.